IFRJ › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Rio de Janeiro, 26 de Abril de 2024

rafael de sousa dutra

- DIRETORIA DE ENSINO/CPAR

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
Atualmente é professor titular do magistério EBTT do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) e desde 2007 mantém colaboração científica com o LPO-HMN (Laboratório de Pinças Óticas H. Moysés Nussenzveig) do Instituto de Física da UFRJ. A partir de 2019 também passou a integrar o corpo docente da pós graduação do mestrado nacional profissional em ensino de física IFRJ-UFF (Campus Volta Redonda). Ao longo dos anos vem lecionando no IFRJ as disciplinas de física básica, por diversas vezes, para os cursos do ensino médio e técnico, em mecânica e eletrotécnica, e para as graduações em licenciatura em matemática e engenharia mecânica.
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Possui graduação em licenciatura em física pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005), com mestrado (2007) e doutorado (2011) ambos obtidos pelo instituto de física da Universidade Federal do Rio de Janeiro. No período (2015-2016) realizou estágio pós-doutoral no departamento de micro e nanotecnologia da Universidade Técnica da Dinamarca, sob a supervisão do professor Henrik Flyvbjerg. Durante o mestrado e doutorado contribuiu para a obtenção da calibração absoluta das pinças óticas por meio de uma teoria de primeiros princípios, com todos os parâmetros de entrada da teoria determinados experimentalmente, combinando teorias de espalhamento Mie, de ótica não paraxial e de aberrações óticas. Como frutos dessa contribuição destacam-se um artigo publicado como destaque do editor na revista Physical Review A (2014) e um capítulo de livro publicado pela editora Springer (2016), versando sobre o protocolo a ser seguido para a obtenção da calibração absoluta, a convite do professor Arne Gennerich do Albert Einstein College of Medicine. Logo em seguida, durante o estágio pós-doutoral, incluiu efeitos de reverberação e de campo próximo estendendo a calibração absoluta da pinça ótica na proximidade de uma superfície plana, descrita pela lamínula do microscópio, de grande interesse, por exemplo, no uso da pinça, no estudo de propriedades motoras de moléculas únicas, tal como a miosina, e na medida de forças dispersivas entre fronteiras.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Nos últimos anos tem trabalhado na elaboração de modelos teóricos para descrever as forças exercidas pela luz sobre objetos esféricos micrométricos em diversos contextos e condições de contorno, aplicados à meta-materiais, plasmônica e no estudo da transferência de momento angular ótico. E recentemente vem combinando microscopia ótica e espalhamento Mie para realização de metrologia ótica de objetos micrométricos, abaixo do limite de resolução da microscopia ótica. Na pesquisa em ensino de física trabalha com novas abordagens e metodologias, na extensão de conteúdos e problemas de física básica, aplicadas ao ensino. É autor e co-autor de diversos artigos publicados em revistas nacionais e internacionais na área de ótica e ensino de física, diversas arbitragens em periódicos internacionais, orientações de iniciação científica e várias participações em bancas de TCC, pós-graduação e concursos públicos. Também orienta e motiva estudantes em olimpíadas científicas, através de atividades de preparação, como as de física e astronomia.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1384421730870729

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
Instituto Federal de Educação,
Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Paracambi,
R. Sebastião de Lacerda, s/n - Centro, Paracambi - RJ, 26600-000

Sala
não informado
Telefone/Ramal
não informado
Endereço eletrônico
rafael.dutra@ifrj.edu.br

SIGAA | Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação - (21) 3293-6000 | Copyright © 2006-2024 - IFRJ - vagran.vagran v3.24.5-I4.C1.S021