IFRJ › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Rio de Janeiro, 26 de Abril de 2024

ricardo cesar rocha da costa

- DIRETORIA DE ENSINO/CAC

Perfil Pessoal

Descrição pessoal
não informada
Formação acadêmica/profissional (Onde obteve os títulos, atuação profissional, etc.)
Possui graduação em Bacharelado e em Licenciatura em Ciências Sociais, Mestrado em Ciência Política pela UFF - Universidade Federal Fluminense e Doutorado em Serviço Social (Área: Política Social e Trabalho) pela UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Cursou a Pós-Graduação Lato Sensu Especialização em História da África e dos Negros do Brasil da UCAM - Universidade Cândido Mendes. Trabalhou como pesquisador e assessor técnico na Prefeitura Municipal de Macaé. Exerceu a função de professor substituto, em diversas disciplinas, na Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998-1999), na Faculdade de Direito da UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999) e na Faculdade de Serviço Social do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional - ESR, em Campos dos Goytacazes, RJ, da UFF - Universidade Federal Fluminense (2007-2008). Foi professor de Sociologia na Escola Técnica Estadual República, da rede FAETEC - Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro, entre 1999 e 2008. Atualmente, é professor de Sociologia do IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus São Gonçalo, onde também leciona na Pós-Graduação Lato Sensu Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileira. É membro do Grupo de Pesquisa "Ensino de Histórias e Culturas Africanas e Afro-brasileiras", do IFRJ, e do "GPMC - Políticas Públicas, Movimentos Sociais e Culturas", vinculado à UFRRJ. É membro fundador da ABECS - Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais.
Áreas de Interesse (áreas de interesse de ensino e pesquisa)
Ensino de Sociologia na Educação Básica; Educação e relações étnico-raciais; Teoria sociológica; Ciência Política; História da África e dos Negros no Brasil.
Currículo Lattes:
http://lattes.cnpq.br/3908878442727168

Formação Acadêmica

Formação acadêmica não cadastrada

Contatos

Endereço profissional
IFRJ - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
Campus São Gonçalo
Rua Dr. José Augusto Pereira dos Santos, s/nº,
CIEP 436 Neusa Goulart Brizola
Neves - São Gonçalo - RJ
CEP: 24425-005
Sala
não informado
Telefone/Ramal
21998931575
Endereço eletrônico
ricardo.costa@ifrj.edu.br

SIGAA | Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação - (21) 3293-6000 | Copyright © 2006-2024 - IFRJ - vagran.vagran v3.24.5-I4.C1.S021