BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica.
(Reprodutibilidade técnica, destruição da aura, Ritual e política)
ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas.
(estilo e autenticidade, amusement, cultura e diversão)
Filme:Arquitetura da destruição. Direção de Peter Cohen.
Inserir os alunos no debate contemporâneo sobre a redefinição das práticas de produção e consumo cultural a partir do papel desempenhado pelas novas tecnologias de informação e comunicação.
MATTELART, André & NEVEU, Érik. Introdução aos Estudos Culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. (introdução paginas 13-16, capitulo I paginas 40-54)
HALL, Stuart. Da diáspora- identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. (capitulo I paginas 51-54, capitulo II paginas 199-217)
Filme:A sociedade do espetáculo. Direção de Guy Debord. França, 1974, 88 minutos.
(texto de apoio para o filme)
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Editorações, tradução do prefácio e versão para eBook: eBooksBrasil.com, 2003.
De que forma as novas tecnologias digitais se relacionam com as pessoas? Como essas tecnologias atuam e modificam a percepção de tempo e espaço no indivíduo?
FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995. (capitulo II paginas 41-47, capitulo III paginas 61-76)
CANCLINI, Nestor García. Consumidores e cidadãos – conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1996. (capitulo I paginas 51-61, capitulo III paginas 101-113, capitulo V paginas 139-155)
KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001. (capitulo VII paginas 295-317)
Filme:Encontro com Milton Santos ou O Mundo Globalizado visto do lado de cá.Direção de Silvio Tendler. Brasil, 2006, 90 minutos.
SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização. Do Pensamento Único à Consciência Universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
RIFKIN, Jeremy. A era do acesso. São Paulo: Makron Books, 2001. (capitulo I paginas 13-18) texto em espanhol, não achei português de jeito nenhum
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009. (introdução paginas 27-31, posfácio 353-379)
Filme: Brega S/A. Direção, roteiro e edição: Vladimir Cunha e Gustavo Godinho. Brasil, 2009, 60 minutos.
HERSCHMAN, Micael. Indústria da música em transição. Rio de Janeiro: Estação das Letras, 2010.
GABBAY, Marcello M. O tecnobrega no contexto do capitalismo cognitivo: uma alternativa de negócio aberto no campo performático e sensorial. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), 2007.
Discutir e problematizar tanto as posturas eufóricas quanto as apocalípticas em relação às redes sociais, à convergência midiática e à cultura participativa.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. (Segunda Parte - Capítulo X páginas 157-169)
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. (Capítulo I páginas 89-113)
LEMOS, André. Cibercultura como território recombinante.In: A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber, p. 38-46, 2009. (Parte II páginas 38-46)
Filme: Dr. Claudio Naranjo e a Cultura Digital - Em busca da sã consciência. Brasília, 2009, 40 minutos.
COCCO, G.; VILARIM, G. O. O capitalismo cognitivo em debate | cognitive capitalism in debate. Liinc em revista, v. 5, n. 2, 2009.
BRITO, Thaís (org.) Contracultura Digital – Reflexões críticas em mídias digitais. Bahia, 2012. (paginas 21-25, 88-95)
Filme: Guerrilha Midiática. Ensaio audiovisual do Coletivo Catarse para o Fórum da Cultura Digital Brasileira.Brasil, 2011, 21 minutos.
ASSANGE, Julian. Cypherpunks: Liberdade e o futuro da internet. São Paulo: Boitempo, 2013.
FERIADO DE CORPUS CHRISTI
Apresentação dos trabalhos finais e Últimas considerações
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