IFRJ › SIGAA - Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas Rio de Janeiro, 25 de Abril de 2024
Processos de comunicação: o modelo “clássico”. Abordagens pioneiras: as teorias funcionalistas (25/04/2019 - 25/04/2019)
COELHO, T. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1980. WOLF, Mauro. Teorias da comunicação. Lisboa: Editorial Presença, 1987. Filme:Levante sua voz. Direção de Pedro Ekman. Brasil, 2009, 17min.
O conceito de Indústria Cultural. Escola de Frankfurt (02/05/2019 - 02/05/2019)

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica

(Reprodutibilidade técnica, destruição da aura, Ritual e política)


ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max. A indústria cultural: o iluminismo como mistificação de massas.

(estilo e autenticidade, amusement, cultura e diversão)

 

Filme:Arquitetura da destruição. Direção de Peter Cohen.

 

 

Revisões do modelo tradicional de Comunicação: o olhar dos Estudos Culturais (09/05/2019 - 09/05/2019)

Inserir os alunos no debate contemporâneo sobre a redefinição das práticas de produção e consumo cultural a partir do papel desempenhado pelas novas tecnologias de informação e comunicação.


MATTELART, André & NEVEU, Érik. Introdução aos Estudos Culturais. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. (introdução paginas 13-16, capitulo I paginas 40-54)

HALL, Stuart. Da diáspora- identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2003. (capitulo I paginas 51-54, capitulo II paginas 199-217)

 Filme:A sociedade do espetáculo. Direção de Guy Debord. França, 1974, 88 minutos.

 (texto de apoio para o filme)

 DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Editorações, tradução do prefácio e versão para eBook: eBooksBrasil.com, 2003.

 

 

Pós-modernidade, globalização, identidade e consumo (16/05/2019 - 16/05/2019)

De que forma as novas tecnologias digitais se relacionam com as pessoas? Como essas tecnologias atuam e modificam a percepção de tempo e espaço no indivíduo?

FEATHERSTONE, Mike. Cultura de consumo e pós-modernismo. São Paulo: Studio Nobel, 1995. (capitulo II paginas 41-47, capitulo III paginas 61-76)

 

 

CANCLINI, Nestor García. Consumidores e cidadãos – conflitos multiculturais da globalização. Rio de Janeiro: EdUFRJ, 1996. (capitulo I paginas 51-61, capitulo III paginas 101-113, capitulo V paginas 139-155)

 

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru, SP: EDUSC, 2001. (capitulo VII paginas 295-317)

 

 

 

Filme:Encontro com Milton Santos ou O Mundo Globalizado visto do lado de cá.Direção de Silvio Tendler. Brasil, 2006, 90 minutos.

 

 

(texto de apoio para o filme)

 

 

SANTOS, Milton. Por uma outra Globalização. Do Pensamento Único à Consciência Universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.

 

Indústria Cultural ou Cultura das Mídias? A cultura da convergência (23/05/2019 - 23/05/2019)

RIFKIN, Jeremy. A era do acesso. São Paulo: Makron Books, 2001. (capitulo I paginas 13-18) texto em espanhol, não achei português de jeito nenhum

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2009. (introdução paginas 27-31, posfácio 353-379)


Filme: Brega S/A. Direção, roteiro e edição: Vladimir Cunha e Gustavo Godinho. Brasil, 2009, 60 minutos.

(texto de apoio para o filme)

HERSCHMAN, Micael. Indústria da música em transição. Rio de Janeiro: Estação das Letras, 2010.

 GABBAY, Marcello M. O tecnobrega no contexto do capitalismo cognitivo: uma alternativa de negócio aberto no campo performático e sensorial. Revista da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), 2007.

 

PARALIZAÇÃO (30/05/2019 - 30/05/2019)
PARALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO (30/05/2019)
Hibridização dos dispositivos de mídia. Cibercultura e convergência midiática. Economia dos algoritmos. Professora convidada: Eline Mello (06/06/2019 - 06/06/2019)

Discutir e problematizar tanto as posturas eufóricas quanto as apocalípticas em relação às redes sociais, à convergência midiática e à cultura participativa.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. (Segunda Parte - Capítulo X páginas 157-169)

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. (Capítulo I páginas 89-113)

LEMOS, André. Cibercultura como território recombinante.In: A cibercultura e seu espelho: campo de conhecimento emergente e nova vivência humana na era da imersão interativa. São Paulo: ABCiber, p. 38-46, 2009. (Parte II páginas 38-46)

 

Filme: Dr. Claudio Naranjo e a Cultura Digital - Em busca da sã consciência. Brasília, 2009, 40 minutos.

 

Cultura participativa (13/06/2019 - 13/06/2019)

 COCCO, G.; VILARIM, G. O. O capitalismo cognitivo em debate | cognitive capitalism in debate. Liinc em revista, v. 5, n. 2, 2009. 


BRITO, Thaís (org.) Contracultura Digital – Reflexões críticas em mídias digitais. Bahia, 2012.  (paginas 21-25, 88-95)



Filme: Guerrilha Midiática. Ensaio audiovisual do Coletivo Catarse para o Fórum da Cultura Digital Brasileira.Brasil, 2011, 21 minutos.


 (texto de apoio para o filme)


ASSANGE, Julian. Cypherpunks: Liberdade e o futuro da internet. São Paulo: Boitempo, 2013.

 

 

FERIADO DE CORPUS CHRISTI (20/06/2019 - 20/06/2019)

FERIADO DE CORPUS CHRISTI

Apresentação dos trabalhos finais e Últimas considerações (27/06/2019 - 27/06/2019)

Apresentação dos trabalhos finais e Últimas considerações

SIGAA | Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação - (21) 3293-6000 | Copyright © 2006-2024 - IFRJ - vagran.vagran v3.24.5-I4.C1.S021