- PRÓ-REITORIA DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO E INOVAÇÃO
Produção Intelectual
Artigos (50)
2023, Ivo Marins, Rosemary Rodrigues de Oliveira, Marcus Vinicius Pereira, Marcus Vinicius da Silva Pereira, Giselle Rôças , Dos Parâmetros Curriculares Nacionais aos Temas Contemporâneos Transversais:: o ensino de sexualidade sob o domínio da Escola Sem Partido, ISSN: 19837011
2023, Tupiracy Celso Gomes Damasceno, Marcus Vinicius Pereira, Marcus Vinicius da Silva Pereira , Ensino de ciências e decolonialismo: história em quadrinhos e representatividade étnico-racial, ISSN: 07187416
2023, Ivo Marins, Marcus Vinicius Pereira, Marcus Vinicius da Silva Pereira, Giselle Rôças , Sexualidade e gênero: quais as concepções de professores e estudantes de uma escola de ensino médio sobre a temática apresentada?, ISSN: 25257056
2023, Vinicius Munhoz Fraga, Taís Pereira da Fonseca, Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Marcus Vinicius da Silva Pereira , Super Colheita: uma proposta de gamificação no estudo de frutas, hortaliças e derivados em um curso técnico em Alimentos, ISSN: 2446774X
2023, Cristiane dos Santos Costa, Antonio José Barbosa de Oliveira, Marcus Vinicius Pereira, Marcus Vinicius da Silva Pereira , Análise preliminar sobre a trajetória acadêmica dos estudantes de graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, ISSN: 25268503
2022, Luana Lima Borges, Marcus Vinicius Pereira, Marcus Vinicius da Silva Pereira, Maria Cristina do Amaral Moreira , Qualidade e uso do livro didático de ciências na visão de professores da educação básica que cursam pós-graduação, ISSN: 25258923
2022, Fabíola Pessôa Figueira de Sá, Giselle Rôças, Marcus Vinicius Pereira, Marcus Vinicius da Silva Pereira , Seleção de disciplinas do curso de enfermagem ofertadas na modalidade a distância, ISSN: 25253409
2022, Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Vinícius Munhoz Fraga, Roberta Cristina Moreira Simões, Marcus Vinicius Pereira, Marcus Vinicius da Silva Pereira, Giselle Rôças , Producción y uso de videos educativos: un análisis de trabajos publicados en ENPEC, ISSN: 25954520
2022, Maylta Brandão dos Anjos, Giselle Rôças, Alexandre Lopes de Oliveira, Alexandre Maia do Bomfim, Eline Deccache Maia, Marcus Vinicius Pereira, Marcus Vinicius da Silva Pereira , Despertando Novos Talentos no Ensino de Ciências: Uma parceria entre o Colégio Estadual Ernesto Faria e o IFRJ, ISSN: 27647161
2022, Vinicius Munhoz Fraga, Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Caio Marlon da Silva de Almeida, Taís Pereira da Fonseca, Marcus Vinicius Pereira, Marcus Vinicius da Silva Pereira , Tabela Estrutural de Desenvolvimento das Estratégias de Gamificação ? TEDEG: uma proposta de recurso didático-pedagógico para soluções de aprendizagem gamificadas, ISSN: 25253409
2022, Eduardo dos Santos de Oliveira Braga, Marcus Vinicius Pereira, Marcus Vinicius da Silva Pereira, Giselle Rôças , Análise de Redes Sociais dos Artigos sobre Educação de Jovens e Adultos Publicados nos Últimos Vinte Anos do Boletim de Educação Matemática, ISSN: 19804415
2021, Vinícius Munhoz Fraga, Maria Cristina do Amaral Moreira, Marcus Vinicius da Silva Pereira , Uma proposta de gamificação do processo avaliativo no ensino de física em um curso de licenciatura, ISSN: 21757941
2020, Marcus Vinicius Pereira, Giselle Rôças , 'Nunca me sonharam': os Programas de Pós-Graduação Profissional da Área de Ensino e seus Produtos e Processos Educacionais, ISSN: 25944673
2020, Denise Santos Nascimento, Marcus Vinicius Pereira , EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA EM UM CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES: o uso de tirinhas como contextualização do mundo do trabalho, ISSN: 24471801
2020, Alba Valéria de Sant´Anna de Freitas Loiola, Marcus Vinicius Pereira, Maria Cristina do Amaral Moreira , O saber docente no discurso de pedagogos em formação inicial em um curso a distância, ISSN: 22382380
2019, Maylta Brandão dos Anjos, Giselle Rôças, Marcus Vinicius Pereira , Análise de livre interpretação como uma possibilidade de caminho metodológico, ISSN: 19837011
2019, Luciana Ferrari Espindola Cabral, Marcus Vinicius Pereira , Produção de vídeos em aulas de biologia por alunos do ensino médio, ISSN: 19846290
2018, Marcus Vinicius Pereira, Maria Cristina do Amaral Moreira , O papel do laboratório didático de ciências na visão de mestrandos em ensino de ciências, ISSN: 21769230
2018, SILVA, NILZA DIAS, Marcus Vinicius Pereira, MOREIRA, MARIA CRISTINA DO AMARAL , UMA ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DE ARTIGOS SOBRE RECURSOS AUDIOVISUAIS EM REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM APORTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ISSN: 19837011
2018, Nilza Dias Silva, Marcus Vinicius Pereira, Maria Cristina do Amaral Moreira , UMA ANÁLISE DOS ENUNCIADOS DE ARTIGOS SOBRE RECURSOS AUDIOVISUAIS EM REVISTAS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: UM APORTE PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, ISSN: 19837011
2018, Maria Cristina do Amaral Moreira, Giselle Rôças, Marcus Vinicius Pereira, Maylta Brandão dos Anjos , Produtos educacionais de um curso de mestrado profissional em ensino de ciências, ISSN: 1982873X
2018, Marcus Vinicius Pereira, Giselle Rôças , 'Rebobine, por favor': como avaliamos as pesquisas na área de ensino de ciências?, ISSN: 1982873X
2018, Ingrid Valadares Carmona, Marcus Vinicius Pereira , CIÊNCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA EM ANAIS DE EVENTOS CIENTÍFICOS DA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS, ISSN: 21761477
2018, Maylta Brandão dos Anjos, Marcus Vinicius Pereira, Giselle Rôças , Nós que aqui estamos por vós esperamos: a desejada aproximação entre educação básica e pesquisadores em ensino de ciências, ISSN: 22380302
2018, Giselle Rôças, Maria Cristina do Amaral Moreira, Marcus Vinicius Pereira , -Esquece tudo o que te disse-: os mestrados profissionais da área de ensino e o que esperar de um doutorado profissional, ISSN: 22374450
2018, Marcus Vinicius Pereira, Maria Cristina do Amaral Moreira , O que dizem as pesquisas sobre atividades prático-experimentais publicadas em periódicos brasileiros de ensino de ciências entre 2001 e 2015?, ISSN: 21772894
2017, Marcus Vinicius Pereira, Maria Cristina do Amaral Moreira , Atividades prático-experimentais no ensino de Física, ISSN: 21757941
2017, Américo de Araujo Pastor Junior, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Wagner Gonçalves Bastos, Marcus Vinicius Pereira , As apropriações de vídeos por estudantes e professores nas aulas de Psicologia Médica, ISSN: 01025503
2017, Maria Cristina do Amaral Moreira, Marcus Vinicius Pereira, Isabel Gomes Rodrigues Martins , Mecânica e educação para o trânsito: análise de um texto didático de ciências para o ensino fundamental, ISSN: 18061117
2017, Maria Cristina do Amaral Moreira, Marcus Vinicius Pereira , O que pensam licenciandos em física sobre o currículo do ensino médio?, ISSN: 02124521
2017, Maria Cristina do Amaral Moreira, Giselle Rôças, Marcus Vinicius Pereira, Maylta Brandão dos Anjos , A interdisciplinaridade em produtos educacionais de um mestrado profissional em ensino de ciências, ISSN: 02124521
2017, Giselle Rôças, Maylta Brandão dos Anjos, Marcus Vinicius Pereira , Quanto vale ou é por quilo? O peso da produção acadêmica na área de ensino, ISSN: 25943901
2017, Francisco de Assis Lima de Sousa Junior, Marcus Vinicius Pereira , Uma proposta de ensino do efeito fotoelétrico utilizando simulação computacional a partir dos três momentos pedagógicos, ISSN: 22362150
2017, Marcelo José da Silva, Marcus Vinicius Pereira, Agnaldo Arroio , O papel do Youtube no ensino de ciências para estudantes do ensino médio, ISSN: 22382380
2017, Maria José Machado Costa, Marcus Vinicius Pereira , O ensino de Ciências Naturais nos anos iniciais do ensino fundamental: um olhar a partir dos docentes de uma escola da Baixada Fluminense do Rio de Janeiro, ISSN: 21777691
2016, Américo de Araujo Pastor Junior, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Marcus Vinicius Pereira, Wagner Gonçalves Bastos , Apropriações de filmes e vídeos na educação médica, ISSN: 21777691
2016, Américo de Araujo Pastor Junior, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Marcus Vinicius Pereira , Estudo da apropriação de um filme na educação médica, ISSN: 19844751
2015, Luciana Ferrari Espindola Cabral, Marcus Vinicius Pereira , Produção de vídeos por estudantes do ensino médio a partir de uma visita ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro para promoção do ensino de botânica, ISSN: 22382380
2015, Maria Cristina do Amaral Moreira, Marcus Vinicius Pereira, Roberta Flavia Ribeiro Rolando Vasconcellos , A energia na visão de professores de ciências em um curso de formação continuada à distância, ISSN: 22382380
2015, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Wagner Gonçalves Bastos, Américo de Araujo Pastor Junior, Marcus Vinicius Pereira, Marcia Bastos de Sá , Contribuições dos estudos de recepção audiovisual para a educação em ciências e saúde, ISSN: 19825153
2014, Marcus Vinicius Pereira, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Américo de Araujo Pastor Junior , Estudo de recepção de um vídeo sobre o funcionamento do motor elétrico produzido por estudantes do ensino médio, ISSN: 21761477
2014, Américo de Araujo Pastor Junior, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Marcus Vinicius Pereira, Wagner Gonçalves Bastos , Estudos de Recepção Audiovisual na Educação em Ciências e Saúde: o aluno como espectador de vídeos educativos, ISSN: 20079842
2013, Marcus Vinicius Pereira, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho , Investigando a produção de vídeos por estudantes do ensino médio no contexto do laboratório de física, ISSN: 19844751
2013, Marcus Vinicius Pereira, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Taydara Araújo Morais Bezerra , Investigando a produção de vídeos por estudantes do ensino médio no contexto do laboratório de física, ISSN: 02124521
2013, Marcus Vinicius Pereira, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Américo de Araujo Pastor Junior , Estudo de recepção de um vídeo sobre o funcionamento do motor elétrico produzido por estudantes de ensino médio, ISSN: 02124521
2012, Marcus Vinicius Pereira, Susana de Souza Barros, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Leduc Hermeto de Almeida Fauth , Audiovisual physics reports: students video production as a strategy for the didactic laboratory, ISSN: 00319120
2012, Marcus Vinicius Pereira, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Américo de Araujo Pastor Junior , Estudo de recepção de um vídeo sobre refração da luz produzido por alunos de ensino médio como atividade do laboratório didático de física, ISSN: 19825153
2011, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Marcus Vinicius Pereira, Alexandre Cunha Vairo , Recursos Audiovisuais como temática de pesquisa em periódicos brasileiros de Educação em Ciências, ISSN: 18065104
2011, Marcus Vinicius Pereira, Susana de Souza Barros, Luiz Augusto Coimbra de Rezende Filho, Leduc Hermeto de Almeida Fauth , Demonstrações experimentais de Física em formato audiovisual produzidas por alunos do ensino médio DOI: 10.5007/2175-7941.2011v28n3p676, ISSN: 21757941
2010, Marcus Vinicius Pereira, Susana de Souza Barros , Análise da produção de vídeos por estudantes como uma estratégia alternativa de laboratório de física no Ensino Médio, ISSN: 18061117
Trabalho de Fim de Curso(1)
"Título do trabalho: Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem do tema sistema endócrino", ALINE DE SOUSA DOS SANTOS ,
10/2018
Orientações de Pós-Graduação (14)
Doutorado, TAYSA DA SILVEIRA CHRYSOSTOMO, 05/2021
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, VINICIUS MUNHOZ FRAGA, 03/2019
- ,
Concluída em
Doutorado, DENISE SANTOS NASCIMENTO, 02/2020
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, AMANDA TORRES VIEIRA DA COSTA, 02/2020
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, RODRIGO DOS SANTOS ALMEIDA, 07/2021
- ,
Orientação em Andamento
Doutorado, KESLEY VIEIRA RAMOS DOS SANTOS, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, FABIOLA PESSÔA FIGUEIRA DE SÁ, 04/2018
- ,
Concluída em
Mestrado, DENISE SANTOS NASCIMENTO, 04/2017
- ,
Concluída em
Mestrado, ALBA VALÉRIA DE SANT'ANNA DE FREITAS LOIOLA, 03/2017
- ,
Concluída em
Mestrado, SANDRA MARA DOS SANTOS NOGUEIRA, 03/2024
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, TAÍS PEREIRA DA FONSECA, 05/2022
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, SILVIA PINTO MONTEIRO, 02/2020
- ,
Orientação em Andamento
Mestrado, EMERSON DE SOUZA QUEIROZ, 03/2019
- ,
Concluída em
Mestrado, TUPIRACY CELSO GOMES DAMASCENO, 05/2018
- ,
Concluída em