Apresentação

_ apresentação
Os tempos atuais indicam que a simples implantação de tecnologias na educação e o uso dos computadores não são garantia de sucesso no desempenho dos estudantes se eles forem considerados apenas usuários. É daí que emerge a necessidade de preparação para um mundo cada vez mais digital, onde é preciso romper as “caixas-pretas” do conhecimento embutido nas tecnologias digitais e adquirir competências, habilidades e atitudes para compreender e até mesmo criar soluções tecnológicas e conteúdos digitais. É a diferença entre ser usuário e ser produtor de conteúdos.

_ o curso
É uma especialização lato sensu em Informática Aplicada à Educação para atualização e aprimoramento dos conhecimentos de profissionais de educação, podendo ainda servir de alicerce para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares de ensino.
O curso nasce imbuído das discussões mais recentes, a nível nacional e mundial, sobre os diversos relacionamentos possíveis entre a área de Informática e a de Educação. É a partir destes relacionamentos que se propôs um conjunto de disciplinas capazes de se articularem nos eixos do Pensamento Computacional, do Mundo Digital e da Cultura Digital, desdobradas em discussões extremamente atuais, tais como: educação hacker, cultura maker, aprendizagem no mundo digital, educação a distância, acessibilidade, dentre muitas outras.

_ objetivos
O objetivo do curso é contribuir com a formação continuada de profissionais da área de educação, para desenvolver crítica e criativamente o pensamento computacional no estudo, planejamento, assessoria e execução de projetos e metodologias nos processos pedagógicos, em um mundo cada vez mais digital.

objetivos específicos
• Especializar, por meio de formação continuada, recursos humanos para atuação na Educação Básica, no que tange o conhecimento e desenvolvimento das tecnologias educacionais digitais, atendendo à demanda apresentada no município de São João de Meriti e região de entorno – como primeiro grupo-alvo – e demais profissionais em outras regiões;
• Promover a produção de conhecimento teórico-metodológico aprofundado em uma perspectiva inter/transdisciplinar;
• Contribuir para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem na Educação Básica brasileira a partir de uma perspectiva que valorize e explore a cultura digital já inserida na sociedade atual;
• Estabelecer interação constante entre a reflexão teórica apresentada e a prática docente em diferentes contextos de ensino;
• Propiciar aos educandos o contato com pesquisas recentes na área de Educação, de forma geral, e de estudos da Informática Aplicada à Educação, em particular;
• Familiarizar os educandos com os princípios e a prática da pesquisa, levando-os a desenvolver investigações acadêmicas aplicadas de qualidade e socialmente engajadas;
• Promover espaços de formação continuada em Informática Aplicada à Educação para o profissional da educação.

_ o que se estuda
1º semestre
Computação e Pensamento Computacional
Educação e Ambientes Virtuais
Ensino e Aprendizagem na Cultura Digital
Interfaces Imersivas na Educação
Metodologia de Pesquisa em Educação
Produção de Conteúdos Educacionais

2º semestre
Abordagens e Tendências em Computação e Ensino
Elaboração de Projeto
Ética e Direito Digital
Inclusão Digital, Acessibilidade na Web e Tec. Assistivas
Recursos Digitais na Educação
Tecnologia, Educação e Sociedade

3º semestre
Trabalho de Conclusão de Curso I

_ ambiente
O curso é ofertado à distância em um Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem (AVEA). O AVEA permite mediação do processo ensino-aprendizagem e promove interação de forma eletrônica. É um meio digital de comunicação bidirecional que possibilita a interação entre professor e educando pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e pelo apoio de uma estrutura que propicia a aprendizagem independente e flexível.

_ corpo docente
Nosso corpo docente é uma equipe engajada e motivada, com múltiplas formações acadêmicas. Somos 100% de mestres e doutores do IFRJ com uma bagagem de experiências na área educacional, desde a educação básica até a educação superior.

_ pesquisa
O curso tem foco em áreas capazes de articular estudos e conhecimentos da Informática e da Educação em um contexto interdisciplinar, abrangendo pesquisas teórico-práticas. São duas linhas de pesquisa, englobando dois projetos de pesquisa em cada uma.

Linha 1: Educação, tecnologia e sociedade
Engloba estudos teóricos e práticos sobre as múltiplas relações entre educação, tecnologia e sociedade no mundo contemporâneo, buscando compreender e mapear processos educacionais perpassados por tecnologias digitais. Busca também analisar e problematizar, de forma crítica, as diversas estratégias e implicações das tecnologias em uso no contexto educacional e da cibercultura.

Projeto 1: possibilidades e práticas de pensamento computacional
Projeto 2: possibilidades e implicações das tecnologias digitais
Linha 2: Interfaces, ambientes e recursos digitais na educação
Engloba estudos teóricos e práticos sobre as diversas interfaces entre pessoas e artefatos tecnológicos, os ambientes virtuais de produção de conhecimento e os recursos digitais utilizados na educação, buscando compreender suas potencialidades e limites de utilização. Busca também estudos e propostas de soluções sociotecnológicas que contribuam de forma inovadora para os processos educacionais.

Projeto 3: ambientes virtuais e interfaces digitais
Projeto 4: abordagens e tendências inovadoras da computação
_ duração
O curso tem uma duração prevista de três semestres letivos. Nos dois primeiros semestres você estuda as disciplinas e já começa a elaboração da sua pesquisa para conclusão do curso. No terceiro semestre você constrói o seu trabalho de conclusão.
A carga horária total do curso é de 360 horas.

_ quem somos
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) é uma instituição federal de ensino público e gratuito que se propõe a fornecer ensino humanizado, crítico e cidadão. Oferece educação gratuita em 14 municípios do Rio de Janeiro. São cursos de nível médio (técnicos que podem ser cursados de forma integrada, concomitante e subsequente ao Ensino Médio), superiores (de graduação e pós-graduação) e de extensão.

O campus São João de Meriti do IFRJ, localizado no bairro de Coelho da Rocha, oferece cursos gratuitos de formação técnica e de pós-graduação.

O IFRJ é parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criada em 2008 e com atuação em todo o Brasil.

_ processo seletivo
Acompanhe a divulgação dos processos de seleção para os cursos de pós-graduação lato sensu.
Utilize o site do IFRJ e fique de olho nas postagens em nossos perfis nas redes sociais!

_ saber mais
Conheça o Projeto Pedagógico completo do curso em nosso portal. Você também pode fazer contato diretamente conosco para ter mais informações.

_ contatos
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro – IFRJ
Campus São João de Meriti
Rua Vala da Divisa, s/n – Coelho da Rocha
São João de Meriti – 25550-110 – (21)3293-6077

https://portal.ifrj.edu.br/cursos-pos-graduacao/lato-sensu/informatica-aplicada-educacao-campus-sao-joao-meriti

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educação pública, gratuita e de qualidade. 

Coordenação do Programa: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Telefone/Ramal:

E-mail: Nenhum conteúdo disponível até o momento

Período do Curso: 13/07/2021 à 13/07/2023 Convênio Acadêmico : Nenhum conteúdo disponível até o momento Modalidade de Curso: Presencial
Notícias Veja abaixo as noticias referentes ao nosso Curso.
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